VW Tera High 170 TSI

VW Tera High 170 TSI

Introdução

O novo VW Tera chega como aposta estratégica da Volkswagen para ocupar espaço entre o Polo e o Nivus, e já mostra que não veio para ser “mais um SUV”. A avaliação da versão High 170 TSI revela um pacote robusto de tecnologia e segurança, mas também desafios no desempenho e no consumo — particularmente em uso urbano. Vamos aos detalhes.


Principais destaques e pontos de atenção

Motor, câmbio e desempenho

No teste de uma semana, o motor 1.0 turbo (170 TSI) entregou números oficiais de 109/116 cv e torque de 16,8 kgf·m, porém com performance que ficou aquém da expectativa em retomadas e acelerações pontuais.
Por outro lado, o câmbio automático de 6 marchas foi um ponto alto: bem escalonado, engates suaves e com modos Sport/Manual que ajudam na dirigibilidade urbana e em estrada.

Direção, suspensão e conforto

O acerto da direção elétrica alia leveza em manobras e firmeza em velocidade. A suspensão surpreende positivamente, absorvendo irregularidades sem excessos, mantendo estabilidade em curvas — um diferencial frente a concorrentes diretos. 

Consumo na prática

No uso apenas com álcool, obteve-se média de 9,3 km/l, valor considerado abaixo do ideal para um motor turbo moderno em uso urbano.
A central multimídia oferece função de cálculo do combustível mais econômico (álcool ou gasolina) para auxiliar o motorista.

Segurança, tecnologia e custo de manutenção

Todas as versões já vêm com 6 airbags, controle de estabilidade, frenagem autônoma de emergência e mais. Na versão High, o pacote ADAS adiciona assistente de mudança de faixa, controle adaptativo de cruzeiro e ponto cego.
A Volkswagen afirma que o custo de manutenção do Tera pode ser até 4% inferior à média de concorrentes, com cesta de peças até 35% mais barata.


Conclusão e posicionamento local

O VW Tera High 170 TSI é um modelo com equilíbrio interessante para quem busca tecnologia, segurança e identidade Volkswagen. Embora não impressione no desempenho urbano extremo, cumpre seu papel como SUV compacto bem construído.
Na concessionária (Rio de Janeiro), isso se traduz em uma oferta diferenciada: enquanto concorrentes nas redes Recreio e WTotal peçam por “SUV compacto”, você pode destacar o Tera como opção com pacote tecnológico e confiabilidade VW nacional.

Visite nossas lojas ou agende um test drive no VW Tera Highline e descubra de perto todos os seus atributos.


Fonte: https://autoentusiastas.com.br/2025/10/vw-tera-high-170-tsi-avaliacao-completa/

Voltar